sábado , 16 dezembro 2017

Home » Projetos » Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará – Sejuv (2003)

Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará – Sejuv (2003)

27 janeiro, 2014 - 2:38 Categoria: Projetos A+ / A-

• Projeto Esporte Massa
Criado logo no primeiro ano da gestão de André Figueiredo na Sejuv, em novembro de 2003, foi implantado para massificar a prática de modalidades esportivas na capital e interior do Estado. O público-alvo envolvia adolescentes na faixa de 12 a 17 anos, que participavam das atividades esportivas no contra-turno escolar (período em que o aluno não tem aula na escola). É importante destacar que a única exigência era estar regularmente matriculado na escola. Inicialmente foram implantados núcleos de futebol e surf. Posteriormente, o projeto envolveu as modalidades de atletismo, basquete, beach soccer, ciclismo, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e saltos ornamentais. Vale salientar que o Esporte Massa gerou emprego para atletas e ex-atletas, que atuaram como professores ou monitores dos núcleos.

• Braços Abertos
Em agosto de 2004, a Sejuv implantou o projeto Braços Abertos, que, por meio de parcerias com empresas privadas, abriu espaços nas escolas particulares e clubes sociais para a prática de atividades esportivas por alunos de escolas públicas estaduais. Foram beneficiados alunos de 7 a 17 anos que tiveram oportunidade de desenvolver suas atividades esportivas no nado sincronizado, xadrez, saltos ornamentais, tênis de mesa, ginástica rítmica, dentre outras modalidades.

• Jogos dos Povos Indígenas
Das muitas novidades que o primeiro ano da gestão de André Figueiredo à frente da Sejuv trouxe para o esporte cearense uma que despertou grande interesse foi a realização dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará. Criada para promover a inclusão social junto às etnias do Ceará, a primeira edição reuniu mais de 350 participantes, competindo em modalidades tradicionais entre os índios como corridas, arco e flecha, arremesso de lança, cabo de guerra, corrida de tora, queda de braço e travessia a nado.

• Jogos do Servidor Estadual
Com o objetivo de fortalecer a integração entre os servidores estaduais, a Sejuv realizou pela primeira vez em 2004 os Jogos do Servidor Estadual, disputados nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis, tiro, vôlei de praia, jogos de salão (gamão, sinuca, dama e xadrez), futebol de campo e futebol society. Os Jogos do Servidor tornaram-se um grande evento de confraternização, envolvendo servidores e dirigentes, dentro da política de valorização da categoria. A entrega dos troféus aos campeões acontece sempre dentro da programação de encerramento da Semana do Servidor Estadual.

• Jogos Paraolímpicos
Pessoas com deficiências auditivas, físicas, mentais e visuais estavam no projeto inovador de André Figueiredo para o esporte cearense. Em 2004, a Sejuv promoveu a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos do Ceará. O esporte era usado para promover a reabilitação e bem-estar, onde mais importante do que ganhar as competições de atletismo, basquete, futsal, natação, voleibol, tênis de mesa e xadrez, era a vitória da superação.

• Programa Bolsa Atleta
Para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento esportivo tanto para atletas iniciantes, mas com potencial de crescimento, como para atletas de alto rendimento, a Sejuv implantou o programa Bolsa Atleta. Com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), as bolsas foram distribuídas em cinco faixas, preenchidas conforme o nível do atleta e os critérios previstos, como o rendimento escolar e disciplinar.

• Jogos Brasileiros de Praia
Competição que teve a participação de atletas de diversos estados nas modalidades de beach soccer, vôlei de praia, windsurf, kitesurf, triathlon, surf, orientação, natação, bodyboard, frescobol, iatismo, beach handebol, pólo aquático e sandboard.

• Circuito das Águas
Aproveitar o potencial aquático para estimular a prática de esportes nos açudes do Estado. Foi o objetivo da Sejuv ao criar o Circuito das Águas, onde, além das disputas de natação, pesca, remo e outras modalidades, a iniciativa serviu para fortalecer a interiorização do turismo, gerando renda para as comunidades do Interior do Estado.

Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará – Sejuv (2003) Reviewed by on . • Projeto Esporte Massa Criado logo no primeiro ano da gestão de André Figueiredo na Sejuv, em novembro de 2003, foi implantado para massificar a prática de mod • Projeto Esporte Massa Criado logo no primeiro ano da gestão de André Figueiredo na Sejuv, em novembro de 2003, foi implantado para massificar a prática de mod Rating: 0
Voltar ao Topo